TEXTO INFORMATIVO
O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações. Ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa, o texto informativo utiliza linguagem denotativa. Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
Características
O autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objetiva e verossímil. No caso das notícias, por exemplo, o escritor está encarregado de transmitir a informação para os receptores leitores da maneira objetiva e alheia a ele. Escrito em prosa, o texto informativo apresenta dados que o tornam mais credível.
Estrutura
Tal como outros Gêneros Textuais, o texto informativo é constituído por:
- Introdução (tese): momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor (autor).
- Desenvolvimento (antítese): parte fundamental que contém as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes, ou melhor, todos os dados que se pode reunir para apresentação do tema.
- Conclusão (nova tese): encerramento do texto com exposição da ideia central.
Exemplos
Veículos de informação tais como jornais, revistas e entrevistas são os exemplos mais notórios de textos informativos. Além deles, os livros didáticos, as enciclopédias e os verbetes de dicionários são outros exemplos. Os artigos científicos e técnicos também podem ser considerados textos informativos, embora esse gênero textual é mais identificado com os textos expositivos-argumentativos.
Confira exemplos de textos informativos:
Notícia de Jornal
Combate à Dengue
A picada do mosquito Aedes Aegypti tem demonstrado grande preocupação. Isso porque o aumento de mortes no país por motivo de dengue tem crescido de forma considerável nos últimos meses. A melhor maneira de combater a doença é explorar a única arma: a prevenção.
Projetos de conscientização têm alertado a população para os perigos da proliferação do mosquito.O foco está nos métodos necessários para acabar com os acúmulos de água nas casas. Isso porque são os ambientes mais propícios para a reprodução do transmissor da doença.


Nenhum comentário:
Postar um comentário